Estilística

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Na charge emprega-se a palavra “pobreza” e após a leitura da charge obtemos dois significados. Quando observamos os meninos pedindo esmola concluímos que o primeiro significado para a palavra é a pobreza material, a falta do que é necessário para viver. E quando terminamos a leitura total da charge obtemos o segundo significado para a palavra que é a pobreza de espírito, a falta de educação e o desrespeito entre indivíduos. A escolha da palavra “pobreza” pelo autor da charge foi proposital, pois há um valor expressivo que ele julgou necessário expressar e, com isso, atingir o objetivo final que é despertar no leitor a curiosidade em saber o porquê do enunciado “Pobreza: cada Jovem com a sua.” e, além disso, mostrar que a pobreza humana dos personagens (Júnior e Mãe) chega a ser maior que o estado de pobreza dos meninos. Se o autor optasse pela palavra “miséria” não conseguiria atingir o mesmo objetivo. Ou seja, o autor utiliza-se da diferença relativa à intensidade com a escolha de “pobreza” em vez de “miséria” e da categoria de seleção para atingir o efeito desejável.

A partir do conceito de sinonímia e estilo do exposto acima analise a charge e responda às questões:

1-    A utilização do pronome “esses” traz um valor expressivo positivo ou negativo? Por quê? Justifique.

2-    Se a frase “Feche o vidro Júnior! Esses garotos são violentos!” fosse escrita da seguinte forma: “Feche o vidro Júnior! Os garotos são violentos!”, teríamos o mesmo sentido expressivo? Por quê?

3-    Ao usar a palavra “Trombadinhas” qual o sentido obtido?

4-    A utilização da palavra “fedorentos” em vez de “malcheirosos” é uma seleção do autor. Qual seria o motivo para tal escolha? O valor expressivo é o mesmo? Justifique.

Metáfora

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1 – Analise a primeira imagem e descreva qual o efeito metafórico ela traz?

2 – Quando temos a imagem do planeta dentro de um carrinho de compras há a alteração do traço significativo, construindo, assim, uma metáfora. Essa metáfora nos remete a que ideia?

3 – A figura número 3 nos remete a que imagem metafórica?

4 –Analisando a imagem 4, na sua opinião, qual efeito traz ao leitor ao entender a metáfora? Você acredita que a metáfora serve para mudar o comportamento das pessoas?

ATIVIDADE DE ESTILÍSTICA

Como o tomate ficou com preço de ouro

Alexandre Versignassi 9 de abril de 2013

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http://super.abril.com.br/blogs/crash/o-caso-do-tomate-de-ouro/

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A revista Superinteressante apresenta o tomate como artigo de luxo e chama a atenção para o seu alto custo no mercado, a revista ainda aponta possíveis culpados para tal situação.

Observe agora a charge a seguir:

 

A charge acima utiliza uma importante figura de linguagem, a prosopopeia ou a personificação, que consiste em dar vida, ação, movimento ou voz a seres inanimados. A partir disso, teça um comentário estabelecendo a função da fala das personagens da charge. Está função teria o mesmo efeito se outras personagens reproduzissem a mesma fala? Relacionando os textos  Cotidiano – Nova piada dos tomates figura e Por que o tomate custa tão caro – capa da revista Superinteressante – aponte a relação existente entre o trabalho e o consumo, considerando a atitude do motorista em não atropelar os tomates.

O QUE SÃO FIGURAS DE LINGUAGEM

Pedro Pedreiro

Chico Buarque

Pedro pedreiro penseiro esperando o trem
Manhã parece, carece de esperar também
Para o bem de quem tem bem de quem não tem vintém
Pedro pedreiro fica assim pensando

Assim pensando o tempo passa e a gente vai ficando prá trás
Esperando, esperando, esperando
Esperando o sol, esperando o trem
Esperando aumento desde o ano passado para o mês que vem

Pedro pedreiro penseiro esperando o trem
Manhã parece, carece de esperar também
Para o bem de quem tem bem de quem não tem vintém
Pedro pedreiro espera o carnaval

E a sorte grande do bilhete pela federal todo mês
Esperando, esperando, esperando, esperando o sol
Esperando o trem, esperando aumento para o mês que vem
Esperando a festa, esperando a sorte
E a mulher de Pedro, esperando um filho prá esperar também

Pedro pedreiro penseiro esperando o trem
Manhã parece, carece de esperar também
Para o bem de quem tem bem de quem não tem vintém

Pedro pedreiro tá esperando a morte
Ou esperando o dia de voltar pro Norte
Pedro não sabe mas talvez no fundo
Espere alguma coisa mais linda que o mundo

Maior do que o mar, mas prá que sonhar se dá
O desespero de esperar demais
Pedro pedreiro quer voltar atrás
Quer ser pedreiro pobre e nada mais, sem ficar

Esperando, esperando, esperando
Esperando o sol, esperando o trem
Esperando aumento para o mês que vem
Esperando um filho prá esperar também

Esperando a festa, esperando a sorte
Esperando a morte, esperando o Norte
Esperando o dia de esperar ninguém
Esperando enfim, nada mais além
Da esperança aflita, bendita, infinita do apito de um trem

Pedro pedreiro pedreiro esperando
Pedro pedreiro pedreiro esperando
Pedro pedreiro pedreiro esperando o trem

Que já vem
Que já vem
Que já vem
Que já vem
Que já vem
Que já vem

http://letras.mus.br/chico-buarque/45160/

Questões:

  1. Quais as figuras de linguagens vocês conseguiram identificar. Marque no texto cada uma delas.
  2. Na primeira estrofe tem um neologismo qual é? E porque o autor usa essa palavra e não outra?
  3. Explique o papel da repetição fonética no trecho abaixo:

 

Manha, parece, carece de esperar também

Para o bem de quem tem bem

De quem não tem vintém

     Explique qual a figura de linguagem predominante no trecho abaixo:

 

Esperando, esperando, esperando

Esperando o sol

Esperando o trem

Esperando o aumento

Desde o ano passado

Para o mês que vem

                        

Propaganda

Em propagandas predomina a função apelativa da linguagem:

Função Apelativa ou Conativa

Seu objetivo é influenciar o receptor ou destinatário, com a intenção de convencê-lo de algo ou dar-lhe ordens. Como o emissor se dirige ao receptor, é comum o uso de tu e você, ou o nome da pessoa, além dos vocativos e imperativos. É a linguagem usada nos discursos, sermões e propagandas que se dirigem diretamente ao consumidor.

Fonte: http://www.soportugues.com.br/secoes/estil/estil13.php

Questão de Estilística

1. A propaganda acima promove um produto que automatiza a casa, como as persianas, as câmeras, a temperatura e a a iluminação da casa. Observe a escolha das palavras utilizadas na propaganda e responda as questões abaixo:

a) À quem esse anúncio publicitário se destina, levando em conta a escolha das palavras do anúncio? Classes ricas ou pobres?

b) Faria sentido, na sua opinião, dizer que essa propaganda é destinada as classes mais carentes? Por quê?

c) A frase “Você no controle!” revela uma visão de mundo egocêntrica. Você concorda com essa afirmação? Por quê?

d) Nessa mesma frase: “Você no controle!” ocorre a omissão de uma palavra. Que palavra é essa? Em seu ponto de vista, por que essa palavra foi omitida?

METÁFORA E NEOLOGISMO EM TERRA SONÂMBULA – MIA COUTO

“Sentava no escuro e cantava uma canção de nenecar, a mesma que servira para todos os nossos sonos.”

“O velho teve que lhe ensinar todos os inícios: andar, falar, pensar. Muidinga se meninou outra vez.”

 

“O jovem lança o saco no chão, acordando poeira.”ppp

“- Mas aqui? Num machimbombo todo incendiado?
– Você não sabe nada, miúdo. O que já está queimado não volta a arder.”

 Disponível em: http://www.companhiadasletras.com.br/trecho.php?codigo=12473

http://media.asa.pt/s_leitura/leitura_download/TerraSonambula_BIS_1ed.pdf

Veja também…

ATIVIDADE ESTILÍSTICA DE ANÁLISE MUSICAL

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